Quais os erros mais comuns que se deve evitar em uma estratégia de marketing de conteúdo?

Não é mais novidade que os consumidores estão cada vez mais conectados e de olho no mundo virtual, realidade que tem justificado o crescente aumento de investimentos na área de marketing digital. Atualmente, a internet já é considerada a 2ª maior mídia no Brasil. Apesar desta popularidade, é importante lembrar que qualquer tipo de iniciativa de marketing neste ambiente pode dar errado se o gestor não seguir algumas boas práticas. E isso inclui o marketing de conteúdo, assunto do nosso post de hoje!

Confira alguns dos erros mais comuns que você deve evitar ao elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo. Vamos a eles?

 

Erro 1: achar que o guest blogging não é uma boa ideia

Dedicar um tempo para escrever para outros blogs, sejam eles de outras empresas, ou de conteúdos especializados, pode ser uma excelente estratégia de marketing de conteúdo.

Além de gerar leads e aumentar a exposição e o tráfego do seu blog, essa é uma ótima forma para melhorar o seu relacionamento com parceiros, fornecedores, entre outros stakeholders. Lembre-se de que em um mundo mais dinâmico fortificar essas relações e construir uma sólida rede de parceiros pode ser de grande valia para otimizar os resultados das suas estratégias.

 

Erro 2: escrever assuntos específicos demais

Muitas empresas acreditam que escrever para leads já qualificados ou, ainda, para grandes players do mercado, é muito melhor do que escrever para prospects que estão no topo do funil de vendas.

Evidentemente, restringir o público do seu blog é o mesmo que restringir o seu mercado potencial. Nesse sentido, é fundamental que você trabalhe os seus leads, escrevendo guias, tutoriais, dentre outros materiais ricos a fim de qualificar e educar melhor estes contatos, tornando-os futuros potenciais clientes.

Lembre-se de que quanto mais clara for a linguagem das suas publicações, maior será a audiência da sua página.

 

Erro 3: ter conteúdo verticalizado

Na era das mídias sociais, as mídias tradicionais — em que a mensagem é transmitida de forma vertical, ou seja, a mensagem é passada de forma unilateral —, já não possuem muita eficácia como, por exemplo, as propagandas de rádio.

Acontece que o mesmo pode ocorrer com o seu blog caso você produza um conteúdo que não interage com os seus leitores. Por isso, crie conteúdo que faça o seu público comentar, curtir e compartilhar com outras pessoas e procure responder a todas as suas interações. Em muitos dos casos, inclusive, esses comentários podem ajudar a conduzir os próximos posts, já que os leitores gostam de participar e envolver com as páginas que acompanham.

 

Erro 4: deixar de medir os resultados das campanhas

Este é um erro gravíssimo que muitos gestores cometem. Para fazer marketing de conteúdo de forma realmente eficaz, não tome suas decisões baseadas em achismos e algumas considerações pessoais.

Estruture toda a sua campanha: crie personas, defina as mídias que irá trabalhar e acompanhe todos os seus esforços. Não adianta sair por aí divulgando o seu conteúdo sem ter um planejamento e acompanhamento de perto. É preciso saber medir se os seus esforços estão sendo compensados e quais são os retornos dessas estratégias para o seu negócio de fato.

 

Fonte: http://www.dnadigital.com.br

 

 

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