Prospectar novos clientes – 7 dicas para montar um bom plano

Prospectar novos clientes – 7 dicas para montar um bom plano

Claro, trazer novos consumidores à empresa é uma meta recorrente na maioria das vezes, mas dependendo dos resultados ao longo do ano, as estratégias nesse sentido vão ficando mais em plano de fundo. Afinal, é preciso trabalhar em outras frentes para extrair o melhor em conversões.

Enfim, o que estamos tentando lhe dizer é que nesse período, pelo menos até o fim do primeiro semestre, esse é o plano número 1 da maioria dos negócios. Até porque, estamos buscando crescer ou renovar a cartela de clientes para ter um ano ainda melhor e sem clientes, sequer é possível sobreviver ao mercado.

 

1ª Dica – Entenda Primeiro Do Que Se Trata a Prospecção de Novos Clientes

Parece uma besteira, mas entender perfeitamente do que se trata a prospecção de novos clientes evita que você cometa deslizes que possa sacrificar todo o seu plano.

Muitos profissionais erram nesse ponto, inclusive. Por mais que pareça improvável, há quem entenda a prospecção como uma espécie de conversão em vendas.

Entenda, não é só disso que se trata, embora os objetivos estejam intimamente ligados.

Lembra que falamos sobre focar em qualidade ao invés da quantidade? Então, essa mesma reflexão cabe perfeitamente aqui.

Prospectar é captar o interesse de potenciais consumidores, iniciar uma comunicação, construir uma relação, entregar valor e, por fim, guiá-los de forma relevante ao momento ideal da venda.

Resumindo, o plano de prospecção de novos clientes precisa estar focado em ajudá-los a encontrar uma solução para suas dores de maneira muito relevante e natural.

Por isso, não adianta tentar atingir o maior número de pessoas possível. É preciso impactar apenas aqueles que podem se tornar seus clientes, ou seja, que se enquadram dentro do perfil do seu público alvo, que se interessaria pelas soluções que sua marca tem a oferecer.

Se a sua prospecção for de qualidade, seus lucros serão maiores!

 

2ª Dica – Refine o Estudo Da Sua Solução

Não adianta você tentar atrair potenciais consumidores para o seu negócio, se nem você conhece perfeitamente a solução que irá oferecer a eles.

Por isso, a segunda dica é exatamente focada nesse ponto… Refinar o estudo da sua solução à fim de conhecer cada detalhe relevante sobre o seu produto ou serviço.

Esse conhecimento, lhe entregará um maior poder na hora de desenvolver as negociações com os prospectos.

 

3ª Dica – Refaça o Estudo do Seu Público Alvo

Provavelmente, você já conhece o seu público alvo, no entanto é preciso estar ciente de que os comportamentos e preferências de suas personas podem mudar com o tempo.

Se você ainda não fez um estudo de público alvo esse ano, refaça a sua última versão!

Aprofunde ainda mais essa pesquisa e busque detalhar ainda mais o perfil traçado.

 

4ª Dica – Olhe Para Os Seus Concorrentes Diretos e Indiretos

Você sabia que movimentos do seu mercado de atuação podem impactar diretamente nos resultados do seu negócio? Se não sabia, é melhor ficar atento agora que já está ciente disso.

Faça um estudo e descubra quem são os seus concorrentes, tanto os diretos, quanto os indiretos. Depois disso, verifique como eles estão prospectando novos clientes e, claro, se essas táticas estão trazendo bons resultados.

 

5ª Dica – Diferencie-Se e Se Destaque Frente aos Concorrentes

Está com o estudo das ações da concorrência em mãos? Então agora procure identificar possíveis falhas nessas atuações que, se corrigidas, podem se tornar excelentes diferenciais da sua marca.

 

6ª Dica – Acompanhe os Potenciais Clientes de Perto

Não há melhor maneira de conquistar novos clientes, senão acompanhá-los de perto ao longo da jornada. Mas como fazer isso?

Há diversas formas, mas uma das principais é detectar os principais canais de comunicação ao qual eles são ativos e se fazer presente neles.

Isso fará com que você consiga estreitar a relação e, consequentemente, entendê-los melhor, o que também lhe garantirá maior assertividade nas abordagens e no oferecimento de soluções.

 

7ª Dica – Não Abrevie o Plano e Nem Pule Etapas

Nós sabemos o quanto você está ansioso para obter lucros. No entanto, como falamos na primeira dica, prospectar novos clientes não se trata de simplesmente gerar vendas.

É preciso respeitar todo o plano, passando por cada etapa, para conseguir chegar ao objetivo final com qualidade, sem desperdiçar investimento financeiro e de tempo.

Esteja ciente de que a conversão em vendas é o último passo e que ele só acontecerá se você se relacionar adequadamente, entregar valor, apresentar vantagens e diferenciais.

 

Matéria completa:
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