Nova rede social, quando você deve começar a apostar em uma ?

Nova rede social, quando você deve começar a apostar em uma ?

Estamos na era digital e isso tem transformado nosso modo de agir, pensar, comprar e comunicar. As empresas contemporâneas precisam estar atentas a esse cenário e, por isso, preparamos um post sobre as novas redes sociais.

Talvez você ainda nem as conheça e esteja focando suas estratégias de marketing apenas no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Mas, há muitas novidades nesse segmento e é essencial que você se informe melhor.

 

Quais são as novas redes sociais?

Conforme visto, a história das redes sociais é recente e muito dinâmica. Por ser um campo fértil para o empreendedorismo, os negócios viram nesses canais uma excelente oportunidade para atrair clientes e estreitar as relações com o seu público.

Entretanto, com tantas evoluções, já estão surgindo novas redes e é preciso conhecê-las para, quem sabe, se antecipar aos concorrentes e ser uma presença marcante nesses espaços virtuais. Conheça, a seguir, as novas redes sociais:

 

Vero

Já ouviu falar no Vero? Éa rede social do momento e pretende ser um concorrente do Facebook. Na verdade, promete corrigir as falhas dessa rede e se apresentar como uma alternativa para os usuários que se cansaram dos seus “problemas” e não querem ser prejudicados pelo acesso exagerado à rede.

Lançado em 2015, ela promete ter um controle rígido da privacidade dos usuários, que são “considerados clientes e não um produto vendido a anunciantes”. Lembrando que ele funciona com uma assinatura anual e, após o primeiro ano gratuito, será cobrada uma taxa.

Além disso, é importante destacar que essa rede social só funciona em smartphones. Ou seja, não há uma versão para computadores. Os usuários devem, necessariamente, baixar o aplicativo.

 

MeWe

A MeWe é uma rede que também veio para contrapor o gigante Facebook. Entre os seus diferenciais, há a promessa de que os dados pertencem apenas ao usuário e a de que os posts jamais serão apresentados fora da ordem cronológica.

A MeWe também é contra a censura por questões filosóficas e políticas, mas contém um termo de serviços que traz regras aos usuários. O design da plataforma é simples e fácil de usar e o indivíduo pode criar três perfis diferentes: um para amigos próximos, um para amigos e outro para conhecidos.

 

Quora

A Quora é uma rede social interessante, formada por um banco de perguntas e respostas. Ela foi criada em 2009 por ex-funcionários do Facebook e se assemelha bastante ao antigo Yahoo Respostas.

Analisando a dinâmica dessa rede, é possível perceber que os usuários a utilizam para sanar dúvidas sobre temas diversos — o que pode ser muito bem aproveitado pelas empresas. Imagine poder responder dúvidas sobre sua área de atuação? Isso fortaleceria sua imagem e faria da sua marca uma referência no assunto.

 

Quando planejar a entrada nesses novos canais?

É provável que sua empresa já adote uma estratégia de marketing nas redes tradicionais. A dúvida é: quando devo apostar nessas novas redes sociais?

A resposta para essa pergunta não é direta e rápida. Na verdade, precisamos pensar um pouco sobre o momento ideal de expandir sua atuação no meio virtual. Não há dúvidas de que isso é relevante para o crescimento e fortalecimento da marca, mas é preciso certa cautela.

 

Avalie o perfil de sua persona

De nada adianta se aventurar no MeWe, por exemplo, se o seu público sequer conhece e utiliza essa rede. Por isso, a primeira análise a ser realizada é em relação ao perfil de uso das redes sociais de sua persona.

Esse tipo de observação é crucial e evita que o negócio se esforce para obter resultados pouco expressivos. Qualquer estratégia de marketing digital deve ser pautada na persona. E isso inclui estar nos locais em que ela está.

 

Defina a sua disponibilidade para alimentar o canal

É fundamental definir e avaliar seus objetivos com essa entrada. Ela se deve a uma necessidade de atingir e permitir a discussão com aquele público. Ou a ideia é apenas replicar conteúdos?

Tenha muita atenção nesse sentido. Em geral, apenas compartilhar o conteúdo na rede e não assegurar que ela seja ativa e se torne em um verdadeiro canal de comunicação com seu público é um erro que compromete a reputação da marca.

Não responder a interações, dúvidas e sugestões e não se esforçar para estreitar o vínculo com seus seguidores é uma falha que deve ser evitada. Por isso, se você não é capaz de gerenciar e alimentar todas essas redes. Escolha as que estão mais alinhadas aos seus objetivos.

Concluindo este material, podemos afirmar que estar presente nas novas redes sociais pode ser um diferencial competitivo para seu negócio. No entanto, é imprescindível que certos aspectos sejam avaliados antes de se decidir (ou não) pela entrada nesses canais.

O importante é que tudo seja feito com base em planejamento e que exista uma gestão eficiente do que será postado e trabalhado nesses canais. Enfim, o universo virtual tem muito a contribuir com o empresarial. Desde que exista profissionalismo e responsabilidade por parte da equipe responsável.

 

Matéria completa:
www.saiadolugar.com.br/novas-redes-sociais/
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