Fundações criam um índice de Relevância Digital usando Watson

Fundações criam um índice de Relevância Digital usando Watson

Índice de Relevância Digital é calculado por três variáveis. Desempenho, Presença e Percepção. Indicador permite que as companhias participantes tenham novo parâmetro para avaliar sua relevância digital

As fundações

A Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios com atuação internacional, e a Maio Marketing, empresa de serviços especializados de marketing que une estratégia, dados e tecnologia. Desenvolveram o Índice de Relevância Digital, indicador que pretende aferir a relevância digital de companhias brasileiras.

Utilizando a tecnologia de inteligência artificial do supercomputador Watson, da IBM, parceira da FDC. A proposta é oferecer uma fotografia real dos níveis de engajamento e influência da companhia no ambiente digital.

O Índice de Relevância Digital

“Utilizamos nosso expertise em Data Driven Marketing, Customer Experience e Martech para pensar em algo inovador e aplicado ao negócio do cliente que, ao mesmo tempo, gerasse engajamento e uma reflexão sobre o tema. Desenvolvemos uma aplicação que calcula online este Índice e entrega por e-mail o resultado da empresa e o comparativo com as demais participantes do setor”, explica Daniela Guerra, diretora da Maio.

Para chegar a esse resultado, o Índice de Relevância Digital avalia três variáveis. Performance, com os dados page rank do site institucional da empresa, utilizando os indicadores Page Authority e Mozrank. Presença, com o nível de engajamento em relação ao número de seguidores nos perfis em redes sociais da companhia. E percepção, com sentimento geral relacionado às citações em postagens de seguidores da empresa. Com a ajuda do Natural Language Understanding do IBM Watson, é possível mapear e cruzar essas variáveis em minutos, para um diagnóstico preciso.

“Este Índice pode ajudar a nortear a empresa do ponto de vista de sua atuação no meio digital em relação a essas três variáveis com base em seus seguidores. Ele também apresenta um comparativo com as empresas do seu setor que também participarem da ação. Portanto, quanto maior o número de participantes, mais relevante fica o resultado”, enfatiza o diretor da Maio, Fred Conte.

O Índice de Relevância Digital tem potencial para se tornar recorrente e evoluir com novas variáveis, podendo ser aplicado em outros contextos. As empresas interessadas em obter sua avaliação de relevância digital podem acessar gratuitamente a plataforma.

Para calcular o Índice da empresa, basta acessar o link: www.relevanciadigital.fdc.org.br

Matéria completa:
www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2017/08/18/fundacao-dom-cabral-e-maio-marketing-desenvolvem-indice-de-relevancia-digital-para-empresas-brasileiras.html
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Entre em contato!