Google Adwords para iniciantes – Por onde começar?

Google Adwords para iniciantes – Por onde começar?

Com a evolução do Marketing Digital, muita gente já tem consciência do quanto os anúncios online são importantes, do quanto o Google pode ser um aliado poderoso de seus negócios, e o Adwords uma excelente plataforma para atrair mais clientes em potencial.

A questão é que ainda existe uma barreira nesse ponto, ou seja, apesar de muita gente entender conceitualmente a importância disso tudo, elas não sabem por onde começar.

Isso acontece, provavelmente, porque são muitas coisas para aprender, muitas informações que na prática, para quem está começando, fica difícil filtrar o que é realmente válido e o que não é.

Foi pensando nisso, que nós, do Mestre do Adwords, resolvemos criar esse conteúdo.

Através dele, nós queremos ajudar a você que está em seus primeiros passos do Google Adwords para Iniciantes!

Fique tranquilo, nós vamos simplificar tudo nesse conteúdo e tornar os processos mais fáceis de serem realizados.

#Começando efetivamente

Para iniciar suas atividades no Google Adwords será necessário que você tenha uma conta cadastrada na plataforma.

A partir desse ponto você deve seguir os passos que a plataforma te pedirá, como, por exemplo, informações pessoais, de faturamento, CNPJ ou CPF e tudo mais.

Depois de preencher todas as informações pedidas, você entrará no painel principal do Google Adwords.

#Criando sua primeira campanha

Bem, quando você estiver na página principal da plataforma Adwords, verá que na parte esquerda da tela terá um botão vermelho escrito “+ Campanha”.

Ao clicar nele, você poderá iniciar a sua primeira campanha no Google…

Sim, terá campanhas avançadas, isso e aquilo, mas o mais importante para você iniciar no Google Adwords é você criar uma simples campanha, realizar testes.

Não precisa anunciar aquela campanha logo de início, nem investir dinheiro nessa campanha…

Você deve estar se perguntando: “Ah, mas o que eu ganho com isso?”.

É simples, quando você executa a ação de criar uma campanha, mesmo que ela não seja veiculada, você ganha uma experiência e aprende muito no processo.

Além disso, você aprende tudo mais rápido, pois estará praticando a ação, aprendendo na prática.

Agora, nós vamos lhe mostrar um passo a passo simples de como criar uma campanha na rede de pesquisa.

Isso porque esse é um dos tipos de campanhas mais fáceis de criar e ela tem como objetivo fazer com que você apareça na rede de pesquisa do Google, onde as pessoas pesquisam.

Então, geralmente, esse tipo de campanha é mais fácil e gera resultados imediatos, porque a pessoa está procurando o seu produto ou serviço para consumir.

#Criando uma campanha na rede de pesquisa

Assim que você logar na sua conta e entrar no painel principal, como vimos anteriormente, será possível começar a criar as suas campanhas.

No caso das campanhas para a rede de pesquisa do Google, você deve adotar os seguintes passos:

– Clique no botão vermelho “+Campanha”.
– Abrirá um submenu com opções, então selecione “Apenas Rede de Pesquisa”.
– Abrirá uma nova tela e você começará a criar a sua campanha.

Serão quatro passos para chegar lá.

Selecionar as configurações da campanha

Nessa fase, a primeira coisa que você precisa fazer é definir um nome para a sua campanha. Procure atribuir um nome que fique simples de identificar do que se trata depois.

Ao lado, você verá algumas opções de “tipo” de campanha. Escolha por padrão, principalmente, se você está iniciando, tente não mexer muito nisso nessa fase, o ideal é entender o que significa cada uma dessas coisas.

Para extrair essas informações, ao lado de cada opção, você verá um ponto de interrogação, ao passar o mouse por cima, verá que há mais informações sobre cada uma delas, te explicando melhor sobre o que se trata.

Depois desça a página, deixe tudo marcado e vá até “Locais”.

Essa parte é muito importante, pois trata-se da segmentação geográfica da sua campanha, ou seja, em quais regiões em que você deseja que o seu anúncio seja exibido.

Por exemplo:

– Imaginemos que você tem uma academia em São Paulo.
– Certamente, você anunciará só em São Paulo, afinal, pessoas de outra região do país não terão interesse em frequentar a sua academia.

Concorda?

Então, para definir isso, basta ir em “pesquisa avançada”, no menu “Locais”. Feito isso, basta escrever o Estado, cidade ou bairro ao qual você deseja que a sua campanha apareça.

Assim que você digitar o nome, aparecerá a sugestão e você deve clicar em “adicionar”.

Saiba que se você não definir nenhum nessa parte, seu anúncio corre o risco de ser veiculado para o Brasil inteiro ou pior, para o mundo inteiro.

Porque isso é ruim?

Porque você vai gastar dinheiro e não vai gerar resultados!

Logo abaixo dos locais, você precisa definir os idiomas, nesse caso, eu costumo colocar português e inglês. Português por ser a língua utilizada para criar a campanha e o inglês porque tem muito brasileiro que utiliza essa configuração no Google, mesmo estando no Brasil.

Estratégia de Lances! Acredito que essa configuração é a que mais causa dúvidas nas pessoas, minha recomendação é que você escolha a opção “normal”, não precisa alterar nada.

Você precisará, apenas, atribuir um valor ao lance padrão. Esse é o valor máximo que você deseja pagar por um clique.

Por exemplo:

Se você colocar R$1, esse será o valor máximo que você pagará por cada pessoa que irá entrar em seu site. Apesar de ser um valor de lance padrão, isso não significa que você pagará R$1 real sempre, esse, apenas, será o teto de quanto você pagará, ou seja, jamais você poderá pagar mais do que R$1 real.

A questão aqui é chegar a um valor interessante no lance padrão, isso porque se você colocar um valor de lance em média maior que os seus concorrentes, provavelmente, os seus anúncios serão exibidos nas primeiras posições.

Claro, não é só o preço que define as posições, mas é um fator bem importante.

Chegou o momento de definir o orçamento da sua campanha, a opção ficará logo abaixo do lance padrão.

Nessa opção, você deve informar quanto você quer investir no Google por dia, pense em um valor interessante com base no seu mercado e público alvo.

Agora é só salvar e continuar.

Criar Grupos de Anúncios

Depois de completar a primeira etapa, chegou a hora de criar os grupos de anúncios, inclusive, se você quiser saber de forma mais aprofundada sobre o assunto, nós temos materiais que falam sobre como estruturar adequadamente os grupos de anúncios no Adwords. Basta dar uma olhada aqui no blog ou em nosso canal do Youtube.

Voltando… Ao entrar na segunda fase, a primeira coisa que você precisa fazer é atribuir um nome ao seu grupo de anúncios.

Logo abaixo, você verá a opção “Lance”, nesse caso, é o lance para esse grupo em específico. O padrão já é R$1 real, mas cada grupo de anúncio pode ter o seu valor de lance em especial.

Definido? Então vamos para a próxima etapa…

Bem, agora vamos fazer a definição de palavras-chave, vamos supor que eu tenho uma academia, então vamos colocar como termo:

Academia Criciúma

A partir disso, o próprio Google me dará sugestões de termos que podem ser relevantes para a minha campanha, pois eles têm semelhanças e boa base de busca.

Depois de visualizá-las, basta você clicar para adicioná-las ao seu grupo de anúncios.

Vá até o fim da página e clique em “continuar para os anúncios”.

Criar Anúncios

Esse é um dos momentos mais esperados por quem está criando sua primeira campanha no Google Adwords, isso porque trata-se efetivamente da criação dos anúncios.

Para começar a cria-los, vá até a opção “URL final” e coloque o site do seu negócio. Se formos utilizar o mesmo exemplo anterior, poderíamos colocar www.academia.com.br.

Título 1: Aqui você vai colocar um título rápido e chamativo, onde o alvo tenha a atenção capturada.

Título 2: O Título 2 deve ser ainda mais curto, pois ele é um complemento do primeiro, por isso, tente colocar uma frase de impacto, como Melhor Preço, Desconto de 90%, algo o tipo.

Caminho: Aqui é como irá aparecer a sua URL, ou melhor, é uma forma do Google tornar a sua URL mais amigável e confiável na visão do usuário. Por isso, coloque: Academia Criciúma, por exemplo. Algo que deixe claro do que se trata o seu anúncio.

Descrição: Como o próprio nome já sugere, aqui você deve fazer uma breve descrição sobre o que está anunciando, claro, deve conter a palavra-chave, e um bom texto capaz de chamar a atenção e aguçar o interesse do usuário.

Pronto agora é só salvar.

Analisar grupos de anúncios

Estamos quase chegando ao fim do processo. Nessa fase, você, apenas, avaliará se tudo que fez até aqui está correto.

Caso não esteja, basta voltar e readequar, se estiver tudo dentro dos conformes, basta salvar e concluir.

Assim que você concluir, sua campanha no Google estará pronta, você a visualizará no painel principal da plataforma.

Se você quiser que ela não seja veiculada, ou seja, que ela não rode, pause-a, para isso, basta ir ao lado da campanha e clicar no botão ao lado, nele aparecerá as opções “ativado”, “pausado” e “removido”.

Pronto! Viu como é possível criar uma campanha no Adwords em poucos minutos?

É claro que têm várias dicas e formas de otimizá-las e criá-las, mas o mais importante aqui é criar, principalmente, se você nunca criou uma campanha e está com aquela insegurança de partir para ação.

Ref: http://mestredoadwords.com.br

 

 

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