Digital Commerce – Por que ele é 5x maior que o e-commerce?

Digital Commerce – Por que ele é 5x maior que o e-commerce?

Vivemos a Era da Transformação Digital. Muito se lê e se fala sobre esse movimento e isso faz com que as companhias busquem reformular totalmente a sua estratégia de negócios e posicionamento, se quiserem se manter competitivas no mercado. O problema é que os varejistas estão errando na formulação da estratégia de transformação digital ou estagnados sem saberem em que investir. Não sei dizer qual dos dois é mais perigoso!

 

Digital First Retail

 

Digital First Retail é o termo que temos usado para. Definir a tendência crescente da jornada de compra do consumidor ser influenciada por canais digitais. Não importando onde a transação final acontece. É muito importante que este movimento seja entendido pelos varejistas. E que a experiência de compra desta nova jornada seja repensada.

 

Vendas em lojas físicas envolvem um dispositivo digital

 

Um estudo recente da Deloitte mapeou que 56% das vendas em lojas físicas envolvem um dispositivo digital. Ou seja, o consumidor pode ter pesquisado o produto no Google no trabalho. Ter comparado preços num app ou ainda ter visitado o e-commerce de várias marcas antes de ter decido ir à loja física. Nos Estados Unidas, a Forrester estimou que o volume de vendas influenciadas pelo digital é 5x maior que as vendas online. Ou seja, entender a jornada digital é hoje 5x mais importante que ter um e-commerce competente.

Desta forma, podemos afirmar que a maioria das vendas de uma loja hoje começa no online. Pois o primeiro instinto do consumidor quando está interessado em um produto é pesquisar informações e comparar os preços na internet. E muitas dessas buscas geram, de fato, vendas nas lojas físicas. Então, como melhorar a minha estratégica e conquistar um consumidor que conhece o produto na internet e depois vem comprar na minha loja?

 

Micro moments

 

A resposta está no conceito de micro moments, que, segundo o Google, são minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor. Sua empresa precisa estar presente nesses momentos e é aí que entra o investimento na digitalização do negócio. O comportamento de consumo da geração atual mudou, e para sempre. Com o mundo baseado em buscas, as lojas físicas precisam perceber que devem ser encontradas facilmente com apenas um clique. Neste contexto, ter informações como localização das lojas, catálogo, estoque, preços, horas de abertura e fechamento facilmente encontráveis nos canais digitais durante os micro moments é fundamental.

 

Click and Collect

 

Outra estratégia para atender às demandas e aumentar a satisfação desse público é. Permitir que a compra seja feita online e o pagamento na loja física. Quando houver a retirada do produto – processo conhecido como Click and Collect. Desta forma. O varejista consegue aproveitar a vinda do cliente à loja para oferecer produtos que possam complementar o primeiro pedido dele. Se o cliente comprou um tênis novo, posso oferecer meias para usar com ele, por exemplo.

Muitos varejistas acreditaram. Que montar uma operação de e-commerce apartada das lojas físicas fosse uma estratégia de sucesso para o futuro. Pode até ter funcionado por um período, mas agora é a hora de repensar drasticamente essa posição.

O relacionamento com uma marca não está isolado em um canal. Para conseguir fornecer uma experiência de comprar fluida, e sem atritos. Os varejistas vão ter que integrar canais digitais e físicos em todos os pontos de contato que fizerem sentido para entregar uma jornada que começa prioritariamente no digital.

 

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