Dicas para estratégias de marketing de conteúdo nas mídias sociais.

Dicas para estratégias de marketing de conteúdo nas mídias sociais.

Certamente você já deve ter ouvido falar que conteúdo é rei no Reino do marketing digital. Certo? Acontece que muita gente acredita que o conteúdo é poderoso, apenas, em estratégias de SEO e que visam atrair tráfego orgânico. Se você pensava dessa maneira, nós lhe convidamos deixar esse conceito de lado por uns instantes, para abrir a mente para novas perspectivas.

Com o crescimento das mídias sociais, um novo leque de possibilidades se abriu para os negócios. Se você for reparar, verá que o Facebook, o Instagram e até mesmo o Linkedin está promovendo marcas, gerando receitas, conexões e conversões das mais variadas.

Agora nós te perguntamos: Qual é o principal combustível dessas mídias sociais?

Sim! O conteúdo. E quando nos referimos à conteúdo estamos falando de imagens, textos, vídeos, gifs e tudo que pode trazer valor ao seu negócio perante ao público.

É esse valor, que não está relacionado a nada financeiro, é que fará com que os seus potenciais clientes se conectem com a sua marca e venham a ter interesse em consumir o que você oferece, no desenrolar da sua estratégia.

Ter estratégias de marketing de conteúdo nas mídias sociais é imprescindível para que você alcance o seu objetivo.

É por isso, que nós, do Mestre do Adwords, criamos esse conteúdo. Nós vamos lhe entregar dicas poderosas sobre o assunto.

Como o Marketing de Conteúdo nas Mídias Sociais ajuda meu negócio?

Antes de tudo, é muito importante que você entenda como o marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio.

Podemos dizer que a base da construção da sua autoridade na rede começa com o marketing de conteúdo.

Isso porque ele permite que você comece um bom relacionamento com o seu público alvo, ofereça a oportunidade de aprender sobre assuntos de interesse, gere confiabilidade com relação à sua marca, além de agregar valor imensurável.

O mais interessante é que esse “ganho” de ambas as partes acontece de uma forma quase natural.

Por exemplo:

– Vamos imaginar que você trabalha no segmento de suplementos para atletas.
– Então, nas suas mídias sociais, você adota uma estratégia de marketing de conteúdo onde são oferecidos ao público imagens que mostrem como praticar determinado exercício, textos com dietas, dicas de suplementos que podem ajudar a ganhar massa ou emagrecer…

Perceba, que você não está oferecendo o seu produto diretamente, forçando a venda. Está ocorrendo uma doutrinação, um oferecimento de conteúdo de valor, que acabará atraindo o público e colocando a sua marca como referência no assunto.

Isso fará com que o seu potencial cliente te enxergue de uma maneira positiva, fazendo com que sua marca torne-se relevante no segmento.

Tudo entendido? Então vamos às dicas para criar estratégias de marketing de conteúdo nas mídias sociais.

#Não force a venda através das suas mídias sociais

A primeira dica não é exatamente sobre o que fazer, mas sim sobre o que não fazer quando o assunto é marketing de conteúdo nas mídias sociais.

Nós resolvemos falar sobre isso logo, pois essa é uma prática muito comum no marketing digital, porém não é algo positivo para seus negócios.

Tenha certeza que forçar as vendas nas suas redes é algo tremendamente mal visto.

O seu público não quer ficar vendo toda hora o seu “produto espetacular”, principalmente, se ele estiver em uma rede social.

Lembre-se, aquele ambiente é quase que exclusivo para o entretenimento, as pessoas podem sim se interessar em comprar algo, desde que haja uma conexão, um relacionamento forte entre elas e a marca, o que não pode ser construído se você só posta os seus produtos.

O segredo das mídias sociais é o relacionamento. Ok?

Você pode querer dizer: “Ah, mas eu nunca posso “anunciar” meu produto nas mídias sociais?”.

Claro que pode, ou melhor, deve, mas na hora certa. Se não os anúncios patrocinados não funcionariam nessas redes, não é verdade?

O ideal para atrair bons resultados e aplicar uma estratégia poderosa é saber usar o melhor dos dois mundos. Para fazer com que a venda seja algo natural, que o produto apareça como uma solução.

Muita gente utiliza uma estratégia bem conhecida, que é aplicar o Teorema de Pareto. Ela consiste em fazer uma proporcionalidade de 80/20 (%) em suas postagens.

Por exemplo:

– Vamos imaginar que você criou uma estratégia de marketing para as suas mídias sociais, nela contém 30 posts semanais.

– Usando o Teorema de Pareto, 24 posts devem ser de conteúdo de interesse, para gerar valor. Os outros 6 posts devem “anunciar/promover o seu produto diretamente”.

Claro! É preciso avaliar o seu negócio para entender se essa teoria se encaixa nos seus objetivos e nicho de atuação. Os testes são muito bem vindos nesse caso.

#Crie estratégias de conteúdo nas mídias sociais de acordo com seus objetivos

Pouca gente sabe, mas para fazer dar certo a sua estratégia de marketing de conteúdo nas mídias sociais, é preciso trabalhar com materiais diferentes para cada plataforma.

Isso quer dizer que os objetivos do seu negócio devem ser muito considerados na hora de criar os conteúdos que vão ser postados na rede e, mais, é muito importante considerar que cada rede tem um comportamento específico.

Se você pensa em trabalhar marketing de conteúdo no Facebook, por exemplo, deve saber que essa é uma plataforma de entretenimento, voltada ao relacionamento.

O público gosta de consumir conteúdos dinâmicos, como vídeos, mas também costuma interagir muito, dando opiniões e gerando debates à cerca de assuntos, nos comentários das postagens.

Ah, compartilhamento também é uma ação típica do usuário do Facebook, isso quer dizer que se algo interessante a ele tiver conexão com sua rede de contatos, certamente ele irá compartilhar em seu perfil, fazendo com que sua marca ganhe mais alcance.

Já o Linkedin o comportamento do usuário é diferente, especialmente, porque o foco da plataforma é outro. Ali, está um público com interesses profissionais, ou seja, eles costumam mostrar sobre seus trabalhos e profissões, se interessam em informações sobre negócios, empresas, cases, estratégias e outras coisas do tipo.

Considerando essas características, o conteúdo ideal do Facebook é aquele que gera entretenimento, engajamento, participação e conexão por meio dessas ações.

Como frases de inspiração, Gifs sobre alguma situação específica que tenha ligação com o seu mercado, conteúdos com a tecnologia 360° que traz o usuário para mais perto do seu universo, entre outros.

No Linkedin, os melhores conteúdos são aqueles que abordam o dia a dia profissional, que divulgam uma oportunidade de colocação, um evento das áreas de atuação, novidades e tendências do mercado, pesquisas sobre o segmento…

#Crie um blog e conteúdos exclusivos para o público das mídias sociais

Como as mídias sociais, geralmente, possui conteúdos muito curtos, de rápido consumo, a melhor maneira de aprofundar isso, sem fazer “textão” e se tornar desinteressante ao usuário é criando o seu blog.

Nesse caso, quem tiver interesse, terá a opção de ler seus materiais mais completos diretamente no seu espaço.

As suas mídias sociais funcionarão com uma espécie de fonte de tráfego, nesse caso.

Para isso, estude assuntos de interesse, crie materiais de alta relevância e não se esqueça de otimizá-lo com o SEO, pois dessa forma, cada vez mais as pessoas virão até você.

Seja pela suas mídias sociais ou pela rede de pesquisa do Google, por exemplo.

Outra coisa superimportante é trabalhar os conteúdos exclusivos para o público das suas mídias sociais. Isso, além de te ajudar a captar leads, também impulsionará seu relacionamento com eles.

Ref: http://mestredoadwords.com.br

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