Captação de clientes: 13 dicas para otimizar a da sua empresa!

Captação de clientes: 13 dicas para otimizar a da sua empresa!

A captação de clientes é fundamental para o sucesso de uma empresa. Entenda como melhorar sua estratégia na prática!

 

Todo mundo sabe que vender é uma das tarefas mais importantes para a sobrevivência de qualquer negócio. Mas isso não torna o desafio menor.

Por outro lado, viver só de indicações e dos clientes já conquistados não é uma boa opção. Já que o negócio dificilmente vai crescer e estará sempre exposto a fechar as portas ao enfrentar uma crise.

Neste cenário, a melhor alternativas é trabalhar com a captação de clientes. Um método usado por empresas de todos os portes e voltado para o crescimento constante.

Por meio de uma estratégia de captação bem elaborada. É possível fazer frente a pesada concorrência que ocorre na maioria dos segmentos de mercado e não depender de fatores fora do seu controle para ter sucesso.

Quer saber mais sobre como a captação de clientes pode ajudar você a vender mais e melhor? Então fique ligado!

 

O que é captação de clientes, afinal de contas?

 

Para entender o que isso significa basta substituir a palavra “captar” por algum dos seus sinônimos, como “atrair” e “conquistar”.

Assim, fica claro que a captação de clientes nada mais é que uma busca ativa por pessoas que estejam dispostas a comprar de você.

A proposta é criar o maior número de oportunidades possível para que os clientes entrem em contato com a sua empresa e conheçam as soluções que ela oferece.

 

Como captar clientes: 13 dicas práticas para o seu sucesso

 

Agora sim, vamos às formas práticas que você pode usar para encontrar novos clientes.

A lista a seguir inclui tanto estratégias completas que devem ser realizadas continuamente até táticas pontuais para determinados momentos importantes da interação com as pessoas que deseja atrair. Veja:

 

1. Crie um site simples de navegar

 

Uma das novas realidades trazidas pela Transformação Digital é que a maioria das pessoas possui um dispositivo eletrônico móvel.

Celulares, tablets e até mesmo relógios conectados à internet são usados para buscar produtos e serviços a qualquer hora, em qualquer lugar.

Por isso, o seu plano de captação de clientes precisa levar em conta a criação de um site simples de navegar em qualquer aparelho. O design responsivo é uma das formas mais conhecidas de fazer isso.

 

2. Seja claro ao falar da sua proposta de valor

 

Quantas vezes você já entrou em um site para buscar mais informações sobre determinado produto e encontrou uma explicação extremamente complexa sobre as atividades da empresa?

Isso se tornou quase uma regra entre as empresas. Parece que a ideia é algo como “se falarmos de modo complicado, o serviço parece ter maior valor”.

Talvez isso funcionasse algum tempo atrás, mas hoje é preciso ser o mais claro possível. Explique o que sua empresa faz e que benefícios traz para os clientes e faça isso logo na página inicial!

 

3. Convença por meio do marketing de conteúdo

 

O marketing de conteúdo é indispensável para quem deseja captar clientes de forma eficiente. Por quê?

O consumidor moderno busca muita informação online antes mesmo de saber que precisa desse ou daquele produto. Quem faz marketing de conteúdo com qualidade oferece essas informações na hora certa e do jeito certo.

Com paciência e um bom trabalho de manter o interesse da persona. O marketing de conteúdo pode trazer muitos clientes, por um longo tempo.

 

4. Crie um fluxo de emails segmentado

 

Por falar em manter o interesse vivo, aqui está uma das melhores formas de fazer isso.

Se você resolveu investir no marketing de conteúdo. Saiba que o email marketing é um dos melhores recursos que terá à disposição.

Basicamente, você vai criar um fluxo de emails segmentado, ou seja, vai criar uma série de emails que serão enviados de forma automática periodicamente, com conteúdos relevantes para cada grupo dos seus leads.

Dessa forma, a sua estratégia ganha impacto, economiza tempo e deixa os leitores mais próximos de tornarem-se clientes.

 

5. Entenda o que seu cliente precisa (e espera)

 

Quem é a sua persona, ou seja, a pessoa que vai comprar de você? Responder essa pergunta vai fazer com que a sua estratégia de captação seja precisa e atenda exatamente as necessidades do seu futuro cliente.

Mas não é só saber o que a persona precisa. Vá além, descubra também o que ela espera da sua empresa, no sentido de dar atenção e conduzir o processo de marketing e vendas.

Por exemplo, quais são os valores pessoais que a sua persona defende? Como ela acha que deve ser a relação entre marca e cliente? Isso vai impactar diretamente na mensagem a transmitir para ela e até na linguagem usada.

 

6. Aprenda com seus concorrentes

 

Copiar os concorrentes é um grande erro, mas dar as costas para tudo que fazem é outro extremo que deve ser evitado.

Aprenda com seus competidores, veja o que fazem de bom e de ruim em todos os aspectos. Com isso, você ganhará ideias valiosas que poderá usar para atrair a atenção de possíveis clientes.

Tire tempo até mesmo para observar como eles têm captado clientes, e veja como isso se compara com a sua estratégia atual, bem como o sucesso que cada um teve até o momento.

 

7. Chame a atenção com infoprodutos

 

Infoprodutos, como são conhecidos os produtos digitais que transmitem informações — como ebooks e cursos online — são ótimos para estabelecer autoridade e chamar atenção.

Em alguns casos, você pode até usar os infoprodutos como novas fontes de receita para a sua empresa, além de se colocar como referência em seu segmento de mercado.

Desse modo, poderá captar clientes de duas formas diferentes, e aumentar os lucros do negócio.

 

8. Aposte nas recomendações de clientes atuais

 

Quem já compra de você certamente tem um poder de influência muito grande em convencer outros a também se tornarem clientes. Então por que não incentivar seus clientes atuais fazer recomendações?

Há várias formas de fazer isso, sendo que a mais simples é apenas pedir para os clientes depois de uma compra.

Outra opção, mais elaborada, é criar um programa de recompensas, no qual o cliente ganha alguma vantagem para cada pessoa que ele conseguir converter.

 

9. Misture métodos Inbound e Outbound

 

Além das técnicas de Inbound Marketing que já citamos, como o marketing de conteúdo, há grande valor em usar também táticas conhecidas como Outbound.

O que isso quer dizer? Montar um time de vendas bem treinado para prospectar de modo ativo.

Esse esforço, quando alinhado com as estratégias Inbound, pode fazer com que o seu negócio se torne uma máquina de captação de clientes.

 

10. Participe em eventos relevantes

 

Participar de eventos relevantes para o seu nicho de mercado é uma ótima maneira de fazer captação de clientes de forma direta.

Além da oportunidade de mostrar ao vivo um pouco do que a sua empresa faz e criar conexões profissionais importantes para o seu networking, você tem a chance de marcar reuniões e fechar negócios de forma mais rápida.

Se possível, até invista na criação ou patrocínio em eventos, pois isso fortalece ainda mais a sua marca e a coloca numa vitrine maior.

 

11. Faça marketing de guerrilha

 

O marketing de guerrilha requer criatividade e uma dose de ousadia, mas vale a pena quando executado levando em conta quem é o seu público.

Com essa forma de marketing, além de chamar a atenção de que for impactado diretamente pela ação realizada, a sua marca pode ganhar exposição espontânea vinda de canais de notícias.

Sem contar os pontos ganhos pela originalidade que normalmente fazem parte dessas campanhas.

 

12. Realize parcerias

 

Parcerias estratégicas têm papel central na captação de clientes, e podem fazer com que a sua empresa consiga resultados mais rápidos com menor esforço.

Além disso, parcerias de marketing e vendas geralmente resultam numa redução do custo de aquisição por cliente (CAC), algo extremamente relevante para a saúde financeira de qualquer negócio.

Uma parceria pode ser realizada de várias maneiras. A primeira e mais comum delas, chamada de co-marketing, se trata da produção de conteúdo ou ferramentas em conjunto.

O mesmo vale para a produção de eventos em parceria, ou até o lançamento de soluções combinadas, como integrar o seu produto ao do parceiro.

 

13. Use mídia paga

 

Mídia paga, mais precisamente anúncios em sites de busca e redes sociais. É muito eficaz para impulsionar uma estratégia de marketing e facilitar a captação de clientes.

A alta segmentação desse tipo de anúncio permite encontrar precisamente as pessoas que você deseja atrair. E fazer ofertas especiais que elas achem difícil recusar.

Em outros casos. A mídia paga pode ser usada também para agilizar os resultados da sua estratégia de conteúdo. A fim de atrair tráfego para o seu blog e outros canais.

Não adianta contar com a sorte para fechar novas vendas. Por isso é essencial ter uma estratégia sólida e constante de captação de clientes. Felizmente, a sua empresa está em condições muito melhores de cumprir essa missão com tantas dicas práticas.

 

Matéria completa:
www.marketingdeconteudo.com/captacao-de-clientes/
O conteúdo publicado aqui é espelhado de um conteúdo original que pode ser visualizado no link acima.

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Entre em contato!