5 lições ensinadas pelo pai do marketing (Philip Kotler)

5 lições ensinadas pelo pai do marketing (Philip Kotler)

Afinal, quem é Philip Kotler?

Talvez você esteja embarcando agora no mundo do marketing e, por isso, não conhece exatamente quem é Philip Kotler.

Nós acreditamos que é quase impossível alguém que já tenha se interessado por esse setor não ter ouvido sobre tal personalidade, mas precisamos considerar que você pode ter ouvido falar, mas não conheça exatamente qual é a importância desse nome.

Então, vamos te contar quem é Philip Kotler. Ok?

Considerado o pai do marketing, Philip Kotler é professor de universidades e um grande palestrante. De origem americana, ele tornou-se um dos grandes nomes do setor, mas não só, pois ele também é tido como um mestre dos administradores.

Para quem não sabe, Kotler ainda está vivo e em plena atividade. Dando aulas não só na universidade, mas em cada evento em que palestra.

Constantemente, grandes empresários estão presentes nas “aulas” do pai do marketing.

Você pode estar pensando: “Porque ele é tão especial em relação à outros grandes nomes?”.

É bem simples. Philip, praticamente, inventou o marketing, ou melhor, os conceitos que baseiam o marketing.

Ele é uma verdadeira lenda viva. O mais interessante é que ele continua entregando valor, ensinando coisas novas e muito interessantes.

O livro mais utilizado nas universidades e cursos de marketing é de autoria de Kotler. A obra “Administração de Marketing”, de 1960, é nomeada como a “Bíblia do Marketing”.

Agora que você conhece a grandiosidade desse nome, vamos às 5 lições ensinadas por ele.

#1ª Lição – Conte Histórias Que Conectam

Você deve ter acompanhado o crescimento do “Storytelling”, nos últimos anos, não é mesmo?

E se nós te contássemos que essa técnica não é lá uma novidade tão grande assim?

Isso mesmo! Philip Kotler já dizia há muito tempo que contar histórias que conectam é uma das melhores maneiras de construir relacionamentos bons e duradouros com seu público alvo.

Isso porque é a conexão, a empatia, a identificação com uma boa história que faz com que o potencial consumidor torne-se um cliente, se relacione com a sua marca.

Por isso, trabalhe o Storytelling em suas estratégias de marketing, isso fará com que você consiga melhores resultados.

2ª Lição – Ofereça Experiência e Não Produtos

Muito antes do Marketing Digital chegar forte aqui no Brasil, Kotler já havia identificado que aquele marketing de massa, que apostava no consumo desenfreado estava caindo em desuso.

Segundo o estudioso, para conseguir conquistar melhores resultados é preciso tocar o consumidor além do físico.

É necessário oferecer experiências e não só produtos, tecnologia, ficha técnica. Tudo isso porque o consumidor está mais crítico quanto ao consumo, olhando mais para a experiência que aquisição o trará, do que para o fato de adquirir.

Segundo a lição do pai do marketing, você deve mostrar ao seu potencial cliente que você não está interessado em, apenas, vender, mas sim em trazer soluções que podem fazer o mundo um lugar melhor.

3ª Lição – Inovar é Preciso

Philip aponta algo muito importante nessa lição: “Se o seu negócio não se renovar e inovar ao longo do tempo, ele morrerá”.

Essa simples afirmação guarda alguns pontos importantes. Primeiro, nesse mundo tecnológico em que vivemos, a velocidade das apresentações de coisas novas e transformações, é enorme.

Por isso, nós corremos mais riscos a cada dia que passa, caso não nos esforcemos em inovar.

Não tem jeito, para continuar evoluindo e vivendo nesse mercado, é obrigatório trazer soluções novas, compatíveis inclusive com o comportamento do consumidor, que se renova de forma constante.

Mesmo que os produtos tratem de “velhos problemas”, trabalhar novas abordagens e apresentações das soluções é o segredo de negócios que perduram em atividade, fazendo sucesso no mercado.

4ª Lição – Se Apresente nas Mídias Sociais e nos Dispositivos Móveis

Apesar de Philip estar no mercado há anos, sendo um dos percursores do marketing “tradicional”, ele continua em atividade e se renovando junto ao setor.

Muitos não sabem, mas não é porque ele veio do marketing tradicional, que ele não indica as ações no marketing digital.

Kotler não é daqueles conservadores, mente fechada, por isso eles transcende ao seu tempo, continuando muito atual em suas lições e ensinamentos.

Segundo o pai do marketing, as pessoas, de modo geral, buscam, atualmente, ter a informação o mais próximo possível de si.

E mais do que isso, elas decidem ou não consumir ou adquirir algo baseadas nas informações que lhe são disponibilizadas em tempo real, através da internet, da comunicação e das conexões que fazem através das mídias sociais, por exemplo.

Todos esses fatores em conjunto, então, apontam para uma necessidade inquestionável: Os negócios precisam estar presentes nas mídias sociais e também nos dispositivos móveis.

Afinal, são nesses locais que você conseguirá se aproximar do seu público, o direcionando, engajando, doutrinando.

Além disso, Kotler afirma que acompanhar a reputação de uma marca na internet é algo de primeira necessidade, pois isso mostra que a empresa é presente e preocupada em oferecer a melhor experiência aos seus consumidores.

5ª Lição – Una o Marketing ao Design e Encante

Kotler diz que a principal função do marketing é encantar os clientes. Então com base nisso, ele aponta o design como mais uma técnica de vendas.

Isso porque, o design é um atributo que agrega valor à um produto ou serviço, uma vez que ele também ajuda dentro do marketing sensorial, despertando sensações importantes e entregando uma melhor experiência ao alvo.

Tudo isso em conjunto, faz com que haja maiores possibilidades de encantar o consumidor, o impulsionando para a decisão de compra.

Fonte: http://mestredoadwords.com.br

 

 

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